sexta-feira, 23 de agosto de 2013

UNESP homenageia a trajetória acadêmica e artística de Anna Barros - representante incontestável da arte brasileira relacionada à arte-ciência



UNESP homenageia a trajetória acadêmica e artística de Anna Barros -
representante incontestável da arte brasileira relacionada à arte-ciência

No dia 26 de agosto, segunda-feira, às 18h, o Instituto de Artes da UNESP promove um evento solene para homenagear a trajetória acadêmica e artística de Anna Barros.
O evento foi idealizado e organizado pelos grupos de pesquisa que a artista participa, ambos na área de arte e tecnologia, da Universidade Federal de Santa Maria e do Instituto de Artes da UNESP.
Anna Barros (Dra. Anna Maria de Carvalho Barros) é a primeira e única artista brasileira a trabalhar com pesquisa e produção em nanoarte (arte com nanotecnologia) no país. Representante incontestável da arte brasileira relacionada à arte-ciência, sua extensa pesquisa acadêmica e artística é referência principalmente nos temas Luz, Percepção, Espaço e Nanoarte para grande parte dos pesquisadores e artistas da área. Músicos de destaque na cena da música computacional e eletrônica como Anselmo Guerra, Wilson Sukorsky e Fernando Iazetta compuseram a sonorização e trilhas de algumas de suas obras.
No mês passado, a artista lançou o livro Nanoarte durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (File 2013).
Seu percurso acadêmico, no entanto, inicia com o bacharelado em Fine Arts no Otis Art Institute de Los Angeles. Em 1990, recebeu o título de Mestre pela ECA-USP. Na pós-graduação em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), concluiu o Doutorado em 1996. Já em 1997 obteve, novamente pela PUC-SP, seu primeiro Pós-Doutorado.
Anna Barros também foi presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), responsável por uma maior inserção da associação no território nacional, pelo aumento do número de associados, e trazendo o reconhecimento da associação, inclusive internacionalmente.
A soma de tantas qualidades a levou a ser indicada em 2009 para o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, na categoria de percurso de carreira e fez com que recebesse o prêmio “Best Art Installation Award” no internacionalmente conhecido ARTECH 2012, realizado em Portugal, com a Instalação interativa NANOCRIOGÊNIO II (Anna Barros e Alberto Blumenschein).
No IA-UNESP, a artista coordena a linha de pesquisa na área de nanoarte do grupo de pesquisa liderado pela Dra. Rosangella Leote, GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia, co-realizador do evento. Por sua contribuição ao grupo, a UNESP fará a entrega do “Certificado de Excelência em Atividade de Pesquisa no GIIP” - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia – GIIP), do Instituto de Artes do Campus de São Paulo.
Ao mesmo tempo, Anna Barros integra o Grupo de Arte e Tecnologia do IA da Universidade Federal de Santa Maria-RS, liderado pela Profª Drª Nara Cristina Santos. Juntamente a uma comitiva da UFSM, o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Felipe Müller também prestará sua homenagem, atribuindo à artista a medalha de Honra ao Mérito Universitário”.
Estão confirmadas as presenças dos Digníssimos Diretor do Instituto de Artes,  Coordenadora do  Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e Líder do Grupo GIIP (IA-UNESP), do Líder do Grupo CAT (IA-UNESP), da Presidente da Comissão de Pesquisa do IA e da homenageada. 
O programa contará com a participação da cantora Marcia Oliveira, acompanhada pelo pianista Achille Picchi e da cantora Lucila Tragtenberg, acompanhada pelo pianista Eduardo Oliva. Além da Orquestra Acadêmica da UNESP, organismo vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Composta exclusivamente por alunos do IA-UNESP, a Orquestra tem a direção artística do Prof. Dr. Lutero Rodrigues e será regida por Felipe Faglione, regente assistente.
O evento é aberto ao público em geral e será realizado no Teatro Maria de Lourdes Sekkef.
Quando: 26/agosto (2ª-feira) às 18h.
Local: Instituto de Artes da UNESP, localizado na Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, ao lado do Terminal Rodoviário da Barra Funda, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.