segunda-feira, 6 de maio de 2013

"Joyeux Noël - I GUERRA MUNDIAL

Queridos alunos,

Na minha timeline hoje estava essa imagem da página Imagens Históricas e me lembrei do assunto que falamos nas últimas aulas. Segue o texto e a referência sobre o filme se tiverem tempo assistam.
Beijos
Viviane




Soldado britânico e alemão trocando cigarros e outros presentes durante o que ficou conhecido como "trégua de Natal", 1914.

A trégua de Natal foi um cessar-fogo não oficial que aconteceu ao longo da Frente Ocidental por volta do Natal de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial. Nesse episódio, soldados alemães, canadenses, franceses e ingleses trocaram presentes, compartilharam charutos, cervejas, cantaram músicas natalinas juntos e jogaram futebol, em comemoração ao Natal.

As tensões foram reduzidas a tal ponto que cada lado saía de suas trincheiras e atravessava o campo de batalha em direção aos seus inimigos para conversar, carregando pequenos presentes e objetos para trocas.

No dia seguinte, eles voltaram para as trincheiras e continuaram matando uns aos outros.

A trégua de natal é vista como um momento simbólico de paz da humanidade em meio a um dos eventos mais violentos da história moderna. Após 1914, ela nunca mais ocorreu.

Texto de Talita Lopes Cavalcante
Administração Imagens Históricas

*Curiosidade:
Há um filme que conta muito bem como ocorreu esse momento. O filme chama-se "Joyeux Noël" (Feliz Natal, no título em Português).

[Você gosta do nosso trabalho? Então ajude-nos a melhorá-lo cada vez mais votando em nossa página (http://goo.gl/qs0lz) como "Facebook Page do ano" na premiação do youPix, nesse link (http://goo.gl/6p4rh).
Complete o formulário ao final do site e pronto! É rápido e, assim, vocês ajudam nosso trabalho ser reconhecido.]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.