sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como nós calculamos a data do Carnaval?


O Globo Cidadania vai exibir programas relacionados ao Carnaval ao longo do mês de Fevereiro. Olhando no site me deparei com essa brilhante informação que tanto incomoda os meus alunos: Por que a data do Carnaval muda tanto????
Boa leitura
Viviane
Fonte:.http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2013/02/quem-inventou-o-carnaval-e-livrou-folioes-da-culpa-pelo-prazer.html
Quando cai o carnaval?
Calendário primitivo (Foto: Divulgação)Calendário primitivo (Foto: Divulgação)
A partir da era cristã, o Carnaval começou a ser calculado em razão do equinócio (e da Páscoa). O dia da Páscoa, por definição, é o primeiro domingo após a lua cheia que ocorre após o equinócio vernal (período que assinala a entrada da primavera no Hemisfério Norte e do outono no Hemisfério Sul), e pode cair entre 22 de março e 25 de abril. Para se calcular o Carnaval, basta subtrair 47 dias do domingo de Páscoa. Isso porque são os quarenta dias que antecedem a ressureição de Cristo, época na qual os católicos deveriam se privar de prazeres em sentimento à morte de Jesus. Como o período implicava em sacríficio, os dias que antecediam o início da Quaresma precisavam ser aproveitados com muito gosto, liberdade e prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.