sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Debate na UNESP

blogdofavre.ig.com.br

Unesp promove debate Brasil emergente dia 30 de agostoInscrições estão abertas até 27 de agosto
[24/08/2012] 
Dia 30 de agosto, das 8h30 às 18h, ocorre o colóquio O Brasil emergente em debate no Instituto de Física Teórica da Unesp, Câmpus de São Paulo. O evento tem como proposta discutir o Brasil dentro do âmbito dos “países emergentes”, no caso específico dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
De acordo com o professor Jorge Barrientos-Parra, da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, Câmpus de Araraquara, e um dos coordenadores do colóquio, fala-se da emergência dos países dos Brics. Dentre eles somente a África do Sul, a Índia e o Brasil são realmente emergentes. Todos eles foram fortemente colonizados e não tiveram na sua história o status de potência, como a Rússia e a China”.
Segundo ele, a Rússia e a China tiveram um papel importante na história do século XX pela escolha ideológica oposta ao Ocidente e por levar a metade da população mundial a experimentar regimes de partidos únicos, de inspiração marxista.
“Quanto ao Brasil, a sua condição de emergente depende do nível de reflexão e da capacidade das suas elites, de seus pesquisadores e intelectuais de pensar o país no contexto mundial”, diz o professor de administração pública. “Os temas tratados no evento são vitais e de palpitante atualidade“,
O encontro terá três mesas-redondas que abordarão a sociedade brasileira; o desenvolvimento econômico brasileiro; e o Brasil no contexto internacional. A primeira avaliará as potencialidades sociais do Brasil como a questão do negro, as perspectivas para a melhoria do ensino público, a situação atual da educação superior, a violência e o direito à segurança e as raízes da sociedade brasileira, entre outros temas.
A segunda mesa discutirá a emergência econômica do Brasil: o novo marco regulatório do setor petrolífero, o país no comércio internacional especialmente como exportador de tecnologias agropecuárias, a vulnerabilidade ambiental no comércio bilateral Brasil e União Européia e os problemas fundiários.
A última destacará a crescente importância do Brasil no contexto internacional. O debate terá como foco parcerias brasileiras com os Estados Unidos, as questões sócio-jurídicas da nova imigração, os novos rumos das Forças Armadas e os direitos humanos e internacionais na política externa brasileira.
A maioria dos textos que serão apresentados durante o evento já foram publicados na França, em 2011, pela revista Agir, número 47 (http://www.societe-de-strategie.asso.fr/agir.php?id=46).
No Brasil, novos textos serão acrescentados à edição e publicados em breve em português. (Leia matéria publicada no portal da Unesp sobre o livro em francês: http://unesp.br/noticia.php?artigo=7888)
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de agosto por meio do e-mail rcnassa@ia.unesp.br .
PROGRAMAÇÃO
COLÓQUIO “O BRASIL EMERGENTE EM DEBATE”
Promoção: Instituto de Artes/Unesp e Unesp de Araraquara
Local de realização: Instituto de Física Teórica – Unesp
Data: 30 de Agosto (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 18h
Período de inscrições: até 27/8
via email: rcanassa@ia.unesp.br
A/C.: Rosângela – IA/Unesp

Credenciamento dos participantes no dia do evento: das 8h30 às 9h
Local: recepção do IFT/Unesp Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 – bloco II – 4º. Andar (auditório)
Ao lado do Terminal da Barra Funda

Programação do evento
Mesas-redondas

MESA 1
A Sociedade Brasileira
Debatedor: Prof. Dr. Marcos Villa (UFScar)
Palestrantes: - Prof. Dr. José Leonardo do Nascimento (Instituto de Artes)
"Raízes Coloniais da Sociedade Brasileira" - Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca (Unesp, câmpus de Araraquara)
"O Negro no Brasil" - Prof. Dr. Paulo Borges (Unesp, câmpus de Franca)
"A Violência no Brasil e o Direito à Segurança" - Profa. Dra Maria Teresa Kerbauy (Unesp, câmpus de Araraquara) "Panorama da Educação Superior no Brasil" - Prof. Dr. Cláudio Gomide de Souza (Unesp, câmpus de Araraquara)
"Cenário e Perspectivas para a Melhoria do Ensino Público no Brasil" - Elcira Lucia de Oliveira e Gustavo Naves de Givisiez (UFF)
"Transição Demográfica no Brasil: oportunidades e desafios" - Prof. Dr. Jorge Barrientos (Unesp, câmpus de Araraquara)
”A Democracia Brasileira: um olhar à partir da Constituição de 1988”

MESA 2
Desenvolvimento Econômico – das 13 às 16 h
Debatedor: Prof. Dr. Alexandre Coutinho Pagliarini (UNIT/SE) Palestrantes: Prof. Dr. Cláudio Paiva e Profa. Dra. Suzana Cristina de Paiva (Unesp, câmpus de Araraquara)
"Planejamento Territorial e a Estratégia de Desenvolvimento de Longo Prazo do Brasil" Prof. Dr. Sebastião Guedes (Unesp, câmpus de Araraquara)
"O Problema Fundiário Brasileiro" Prof. Dr. José Giacomo Baccarin (Unesp, câmpus de Jaboticabal)
"A Importância do Brasil como Exportador de Produtos e Tecnologias Agropecuárias" Prof. Dr. Rodrigo Valente Serra (ANP)
“O Novo Marco Regulatório do Setor Petrolífero Brasileiro: dádiva ou maldição?” Profa. Dra. Luciana Togeiro de Almeida (Unesp, câmpus de Araraquara)
"A Vulnerabilidade Ambiental no Comércio Bilateral Brasil - União Europeia"
Coffe-break – das 16 às 16h30 – ao lado do auditório do IFT

MESA 3
O Brasil no Contexto Internacional
Debatedor: Prof. Dr. Dimitri Dimoulis
Palestrantes
Prof. Dr. Jorge Luís Mialhe (Unesp/Unimep) “O Brasil e as Organizações Internacionais: operações de paz, integração regional e o déficit de legitimidade”
Prof. Dr. José Blanes Sala (UFABC) “A Questão da Influência da Política Externa Brasileira em Matéria de Direitos Humanos e de Direito Internacional Humanitário”
Prof. Dr. Rui Décio Martins (FDSBC/Inimep) “Novos Rumos para as Forças Armadas do Brasil no Contexto do Mercosul”
Prof. Dr. Sérgio Aguilar (Unesp, câmpus de Marília) “Brasil e Forças Armadas”
Prof. Dr. João Augusto de Castro Neves (analista do grupo americano EURASIA GROUP) “Brasil e Estados Unidos: uma parceria limitada”
Profa. Dra. Soraya Lunardi (Unesp, câmpus de Araraquara) “A nova imigração: questões sócio-jurídicas”

Comissão Organizadora
Prof. Dr. Jorge Barrientos-Parra (Unesp, câmpus de Araraquara) Prof. Dr. José Leonardo do Nascimento (Instituto de Artes) Prof. Dr. Cláudio Paiva (Unesp, câmpus de Araraquara)
Maristela Garmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.