segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cemitério em Santa Cruz de Cabrália

Durante as férias de julho escapei para a cidade de Santa Cruz de Cabrália no litoral sul da Bahia, primeiro local onde Pedro Alvares Cabral aportou ao chegar em Pindorama.
Enfim Cabrália não é tão agitada como a vizinha Porto Seguro mas tem um centro histórico que merece ser visitado inclusive o seu cemitério que fica aos fundos da igreja Nossa Senhora da Conceição.
Até meados do século XIX os enterramentos aconteciam dentro das igrejas e quanto mais prestigio o morto tinha mais próximo do altar ele era enterrado. Na igreja de Cabrália é possível encontrar três enterramentos - um padre e um casal importante de Cabrália-. Porém o melhor ou pior está nos fundos da igreja, um cemitério destinado aos clérigos, que por falta de uso começou a receber cidadãos leigos da cidade.

 

O campo santo?:

Fiquei desolada ao entrar pelo pequeno portão do cemitério, o espaço é mal organizado, lápides e túmulos quebrados e uma dificuldades de andar no local, nota-se que os enterramentos ainda acontecem por lá.




Infelizmente pelo entulho e lixo encontrado no local ficou difícil explorar o campo, mas pelas fotos percebemos que a prefeitura de Cabrália faz vistas grossas ao problema que de acordo com populares já se arrasta a anos.
Mais uma parte da história que vai se perdendo. Uma pena.

Viviane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.