terça-feira, 17 de julho de 2012

Arquivo Público do Estado lança exposição virtual sobre o Movimento de 1932


Lançada no dia 9 de julho, em comemoração aos 80 anos do Movimento Constitucionalista, a exposição está disponível permanentemente no link: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_1932/index.php.
Organizada em sete ambientes, a exposição traça um panorama do cenário político que antecedeu os eventos do Movimento Constitucionalista de 1932, cujos conflitos envolveram cerca de 200 mil voluntários dispostos à lutar pela "causa paulista": a promulgação de uma constituição liberal que garantisse a autonomia dos Estados. Em menos de três meses de combates e com um saldo de  cerca de 900 mortos, os paulistas foram derrotados pelas tropas federais do presidente Getúlio Vargas. Contudo, o movimento se consideraria vitorioso com a promulgação de uma nova Constituição apenas dois anos depois dos conflitos, em 1934.
A exposição reúne uma grande variedade de documentos sobre o tema, que foram escolhidos entre os cerca 10 mil metros lineares de documentação sobre a História de São Paulo que fazem parte do acervo da instituição. Poderão ser consultados jornais, cartazes, panfletos e outros materiais de propaganda que incentivavam a adesão da população ao Movimento, além de cartas, documentos oficiais, fotografias, entre outros registros do Movimento .
"1932: A Guerra Paulista" é com certeza interessante para todos os paulistas e também para professores e estudantes de Ensino Fundamental II e Médio. Para promover o uso de uso de documentos de arquivo no Ensino de História, a mostra conta com sete sugestões de atividades pedagógicas que trazem documentos de época para serem analisados pelos estudantes. Completam a exposição uma seleção de fontes primárias, que traz mais documentos de época, e uma sugestão de bibliografia e links sobre o assunto.

Comemorações pelos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932

A exposição virtual faz parte das comemorações pelos 80 anos do Movimento Constitucionalista de 1932 que inclui a realização de uma exposição física no andar térreo da nova sede do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A mostra “SP, 1932: 80 anos do Movimento Constitucionalista” será aberta no próximo dia 9 de julho e ficará em cartaz até o dia 2 de outubro, sempre de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada franca. Já o Museu da Imigração, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM), desenvolveu a mostra virtual “1932, acervos e memórias”, em cartaz no endereço www.museudaimigracao.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.