terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto Volante




convocatória |
PROJETO VOLANTE
2011 / 2012



O Projeto VOLANTE convida artistas visuais de todo o Brasil para participar de sua 3º edição, produzindo séries de VOLANTES impressos em processos manuais, destinados à distribuição pública e exposição a ser realizada de 18 de maio a 10 de junho de 2012 no Atelier Presse Papier em Trois-Rivières, Canadá. A exposição reunirá todos os volantes recebidos nesta convocatória, somados aos que participaram das outras edições do projeto e aqueles produzidos pelos artistas canadenses. As ações artísticas de distribuição dos volantes acontecerão nas cidades de Trois-Rivières e Quebec, registradas em video que integrará a exposição e será postado no blogprojetovolante.blogspot.com.

O Projeto Volante articula a produção e circulação de obras gráficas contemporâneas se utilizando de diversas mídias. Através de convocatórias abertas, o projeto propõe a produção de trabalhos por artistas que se utilizam de processos manuais de reprodução de imagens para posteriormente inseri-las no cotidiano das cidades, em ações artísticas que promovem a distribuição das estampas produzidas em espaços públicos urbanos.

Aliada à revalorização da obra impressa enquanto linguagem plástica singular e sua validade enquanto instrumento de manifestação nas artes visuais, o Projeto Volante promove uma revisão dos formatos e espaços de apresentação da gravura e aponta para a possibilidade de que a obra gráfica dialogue com manifestações artísticas de outros segmentos, como o video, a fotografia, a performance, a arte de ação e a arte na internet.

Ao distribuir gravuras em espaços públicos, em ações artísticas, o projeto cria questionamentos tanto nas pessoas que recebem em mãos, generosamente, um trabalho de arte, como no próprio meio artístico, assumindo a proposta de uma discussão acerca dos valores associados à acessibilidade aos objetos de arte, e rememorando assim as culturas de trocas praticadas pelos homens, desvinculadas dos valores mercadológicos.

O projeto reconfigura a utilidade do volante, atualmente reduzida à propaganda comercial, revendo seu potencial de propagação de pensamentos, propondo que seja inserido no campo artístico, como instrumento poético. Neste contexto, as imagens contidas nestes impressos devem ser potencialmente instigadoras, capazes de causar pequenas revelações. Imagens-mensagem.

O blog cumpre o papel de publicação virtual, com o propósito de tornar público o conjunto de imagens dos trabalhos impressos, além de textos, fotografias, videos e links para sites dos artistas envolvidos e pesquisadores com trabalhos publicados sobre o assunto, funcionando como um núcleo expansivo, potencializando o fator múltiplo deste trabalho e ampliando através de uma conjugação dos meios material e virtual a capacidade de circulação da obra.


Contrapartidas

Todos os artistas participantes terão seus nomes, uma pequena biografia e uma imagem de seu trabalho divulgados no blogprojetovolante.blogspot.com. Terão também seus nomes divulgados em exposição no Atelier Presse Papier e em cerca de 15 conjuntos de VOLANTES destinados a acervos de ateliês e bibliotecas.

Todos os VOLANTES recebidos integrarão a exposição no atelier Presse Papier e os conjuntos destinados para acervos, além de terem suas imagens publicadas no blog do projeto. Os demais VOLANTES serão distribuídos ao público durante ações artísticas a serem realizadas pelos artistas proponentes, registradas em fotografia e video. Em hipótese alguma os VOLANTES dos artistas participantes serão comercializados.


Regras para participação

A participação é aberta a artistas visuais de todas as regiões do Brasil.

Serão aceitos VOLANTES impressos pelos seguintes processos manuais de reprodução de imagens: xilogravura, linóleo gravura, tipografia, carimbo, serigrafia, litografia e gravura em metal.

Formato exato: 16 x 16 cm.

A tiragem mínima enviada de cada VOLANTE é de 50 cópias.

Cada participante pode enviar quantas imagens quiser, sendo que cada imagem deve ter no mínimo 50 cópias.

Pode ser utilizado qualquer papel, em qualquer cor, com gramatura igual ou acima de 80g para evitar danos nas imagens, pois todos os VOLANTES serão identificados no verso com carimbo do projeto e endereço do blog.

Os VOLANTES não devem ser assinados.

Juntamente com o material enviado, acrescentar ficha de participação disponível no blog, preenchida em letra legível.

Os VOLANTES podem ser postados até dia 31 de dezembro de 2011 para:
Paula Ordonhes / PROJETO VOLANTE
Av. Vieira de Carvalho, 197 - apto. 5D
República - São Paulo - SP
CEP 01210-010

Apenas artistas canadenses podem enviar os volantes diretamente para o Atelier Presse Papier, até dia 28 de fevereiro de 2012, no endereço:
CENTRE DE DIFFUSION PRESSE PAPIER - PROJET VOLANTE
75, rue St-Antoine
Trois-Rivières (Québec)

G9A 2J2

Os custos com o envio correm por conta do participante.

Confirmar por email o envio dos volantes, anexando uma breve biografia do artista (máximo 5 linhas) e uma imagem (incluindo ficha técnica) para o endereço projetovolante@gmail.com, com o assunto CONFIRMAÇÃO. O e-mail será respondido quando confirmado o recebimento dos VOLANTES. A biografia e a imagem serão publicadas no blog sob a aba 'artistas participantes'.

Ao enviar os VOLANTES, o artista participante autoriza o uso de imagem no blog do projeto, em exposições promovidas pelo projeto, nos conjuntos doados a acervos de ateliês e bibliotecas, assim como em materiais de divulgação dos eventos relacionados ao mesmo.

Os trabalhos recebidos que não estiverem de acordo com as regras de participação serão descartados.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail projetovolante@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.