sábado, 16 de outubro de 2010

Educação Patrimonial



Educação Patrimonial

Só há um meio eficaz de assegurar a defesa do patrimônio de arte e de história do país; é a educação popular. (Rodrigo Melo Franco de Andrade)


O que é Educação Patrimonial?
Toda vez que as pessoas se reúnem para construir e dividir novos conhecimentos, investigam pra conhecer melhor, entender e transformar a realidade que nos cerca, estamos falando de uma ação educativa. Quando fazemos tudo isso levando em conta alguma coisa que tenha relação ao com nosso patrimônio cultural, então estamos falando de Educação Patrimonial!


O que é Patrimônio Cultural?
O patrimônio cultural é o conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Ele está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos. Ele faz parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os valores que defendemos. É ele que nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais cresce e se diversifica o patrimônio cultural. O patrimônio cultural de cada comunidade é importante na formação da identidade de todos nós, brasileiros.


Como é que funciona a política do Iphan para a Educação Patrimonial?
O Iphan busca formas de implementar uma postura educativa em todas as suas ações institucionais. Isso significa que o Iphan espera que cada vez mais suas representações espalhadas por todo o território nacional, funcionem como centros de diálogo e construção conjunta com a sociedade de políticas de identificação, reconhecimento, proteção e promoção do patrimônio cultural. O projeto Casas do Patrimônio (link) é a principal iniciativa nesse sentido.


Quem cuida do setor de Educação Patrimonial no Iphan?
A Gerência de Projetos e Educação Patrimonial – Geduc, sediada em Brasília, centraliza, apóia e divulga as informações a respeito das ações desenvolvidas em todo o país voltadas para a educação patrimonial. É também responsável pelo apoio à rede de agentes educativos dedicados ao patrimônio cultural, nas regionais do Iphan e na articulação com setores da sociedade civil, estados e municípios.


Como posso entrar em contato com a Ceduc?
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan
Coordenação Educação Patrimonial
Setor Bancário Norte, quadra 2, bloco H
Edifício Central Brasília, 6º andar.
Brasília – DF.
CEP: 70.040-904.
(61) 2024-6188/ 6150/ 6184.
educapromocao@iphan.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.