quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Caminho dos Antiquários

CAMINHO DOS ANTIQUÁRIOS
Viva o Centro a Pé – Dia 30 de outubro
Cemitérios


O que: Caminhada Orientada.
Quando: dia 30 de outubro, sábado.
Saída: No totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano.
Horário: 10h.
Roteiro, 30 de abril: Cemitério São Miguel e Almas, inaugurado em 1909, abriga um próspero conjunto de arte funerária sacra. Este acervo está distribuído entre seu setor moderno - amplas galerias de catacumbas projetadas pelo arquiteto Armando Boni.

Cemitério Evangélico II, este cemitério-floresta datado de 1927 representa o principal nesta tipologia no Rio Grande do Sul. De padrão tumular horizontal, abriga jazigos modernos e seu projeto arquitetônico é inspirado nos cemitérios alemães da década de 1920.

Duração: aproximadamente 2 horas.
Quem orienta: Luiza Fabiana Neitzke de Carvalho, professora assistente no Curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda em História, Teoria e Crítica de Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Conselheira Fiscal da ABEC- Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. Participa da AGS – Association for Gravestone Studies. Associada na Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico. Organizadora do Primeiro Fórum de Arte Funerária de Porto Alegre.
O Caminho dos Antiquários:
A feira Caminho dos Antiquários é parte integrante de programas do governo municipal. Com o objetivo de revitalizar a área central o espaço, já repleto de lojas de antiguidades, foi transformado em uma grande feira a céu aberto. A rua Marechal Floriano, entre a Fernando Machado e a Demétrio Ribeiro, é fechada e as lojas colocam seus produtos na rua.
As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.

Inscrições:
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Para participar basta doar uma lata de leite em pó, ou um quilo de feijão, ou arroz ou óleo de cozinha. As doações serão encaminhadas a instituições do município. Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Maiores informações pelo telefone 3333-1873 ou 3289-3738.


Realização
Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), da Cultura (SMC), Turismo (SMTUR), Programa Viva o Centro e Gabinete da Primeira Dama.

Apoio: Cia. Carris

Visite o nosso site: www.portoalegre.rs.gov.br/vivaocentro


Tatiana de Paulo
Assessora da 1ª Dama
tatianap@gp.prefpoa.com.br
3289.3730

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.