quarta-feira, 10 de março de 2010

Petrobras volta a encontrar petróleo no pré-sal

10/03 - 14:41 - Valor Online

SÃO PAULO - A Petrobras voltou a encontrar petróleo em um poço no pré-sal. Desta vez, a estatal achou óleo no terceiro poço perfurado no bloco BM-S-9, no litoral paulista da Bacia de Santos, no qual já foram identificados os prospectos de Guará e Carioca.
A informação foi passada pela empresa ontem para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A agência se limitou a informar o nomenclatura do poço, 3BRSA788SPS, e a lâmina d'água na perfuração, de 2.118 metros.
Até o momento, a Petrobras só tem estimativas oficiais de óleo recuperável, dentro do BM-S-9, para Guará, que, segundo a empresa, tem entre 1,1 bilhão e 2 bilhões de barris de óleo recuperável.
Já Carioca provocou grande furor no mercado quando o diretor geral da ANP, Haroldo Lima, disse em 2008 que a área poderia ter até 33 bilhões de barris, o que foi posteriormente desmentido pela estatal, que não fez estimativas para a região.
O BM-S-9 é uma sociedade entre a Petrobras, operadora com 45% de participação, a britânica BG, com 30%, e a espanhola Repsol, com 25%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.