sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tsunami ameaça ilhas do Havaí, diz agência dos EUA

Reuters para o IG

WASHINGTON (Reuters) - Um tsunami provocado neste sábado depois de um terremoto no Chile poderá causar danos na costa das ilhas do Havaí, informou o Centro de Alerta para Tsunamis do Pacífico. "É preciso tomar medidas urgentes para proteger vidas e propriedades", afirmou o instituto em um comunicado. "Todas as costas correm perigo, sem importar a direção que estão", acrescentou.
O centro emitiu um alerta de tsunami no Pacífico que incluiu o Havaí e tem abrangência desde a América do Sul até as extremidades do oceano ao norte.
O geofísico Victor Sardina afirmou que o centro, que tem sede no Havaí, estava exortando todos os países incluídos no sistema para levar a sério a ameaça.
"Todos estão sob alerta, porque a onda, nós sabemos, está a caminho. Todos estão em risco agora", afirmou em entrevista por telefone.
O alerta foi emitido após um grande terremoto ter atingido o Chile. O tremor matou pelo menos 82 pessoas e causou tsunamis na costa do país.
O centro estimou que o primeiro tsunami, que é uma série de ondas seguidas, atingirá o Havaí às 11:19 (18h19 no horário de Brasília).
Sardina afirmou que as ilhas havaianas podem esperar ondas de dois metros em alguns lugares. Outras estimativas são maiores, mas ele não confirmou se elas são prováveis.
O geofísico afirmou que o centro está especialmente atento à Baía de Hilo. "A forma da Baía favorece que as ondas ganhem altura", disse ele, acrescentando que a Califórnia e o Alaska também podem ser afetados, mas o impacto seria mínimo.
(Reportagem de Doina Chiacu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.