sábado, 16 de janeiro de 2010

Fortes Chuvas: São Luiz do Paraitinga

Um pouco da história da cidade:
O Capitão Vieira da Cunha e João Sobrinho de Moraes alegaram pretender povoar a região dos sertões da Paraitinga e, por isso, receberam do Capitão de Taubaté, Felipe Carneiro de Alcaçouva e Souza as primeiras sesmarias da então Vila de Guaratinguetá, que havia explorado todo aquele sertão, apresentou ao Governador, capitão-general D.Luís Antonio de Souza Botelho Mourão, um requerimento em que vários povoadores lhe pediam para fundar junto ao Rio Paraitinga e entre Taubaté e Ubatuba, uma nova povoação. A 2 de Maio de 1.769 essa petição foi deferida, recebendo a povoação o nome de São Luiz e Santo Antonio do Paraitinga, sendo a padroeira Nossa Senhora dos Prazeres. No dia 8 de maio de 1.769 o sargento mor Manoel Antonio de Carvalho foi nomeado fundador e governador da nova povoação. Um incentivo do governador geral estimulou a mudança de mais gente para o local que foi elevada à Vila em janeiro de 1.773, instalada a 31 de Março do mesmo ano. A Vila teve rápido progresso de início, mas depois veio a estacionar na cultura dos cereais e só muito mais tarde se deu início à plantação de café e algodão. Por lei provincial a 30 de Abril de 1.857 foi elevada a categoria de cidade e por título de 11 de junho de 1.873 obteve a denominação de "Imperial Cidade de São Luiz do Paraitinga".

ORIGEM DO NOME Paraitinga é o nome do Rio PARAHYTINGA - De origem indígena: Da língua Tupi-Guarani - "Águas Claras"- onde, desde os tempos dos Bandeirantes havia um posto avançado por onde passavam o café e o ouro mineiro. Ao ser fundada a povoação em 1.769, o nome foi São Luís e Santo Antonio do Paraitinga, sendo mudado depois para São Luiz do Paraitinga, quando o padroeiro passou a ser São Luiz, Bispo de Tolosa. Transforma-se em Estância Turística a cidade de São Luiz do Paraitinga
(Aprovado pela Lei Estadual nº 11.197 de 5 de julho de 2002)
Os Grandes casarões construidos entre os séculos XIX E XX trazem um certo charme a cidade.

São Luiz é um cidade festeira, durante o ano a cidade proporciona várias festas como a Festa do Divino e o Carnaval de Marchinhas, essa aliás é a festa que mais atrai turistas a cidade, foliões cansados de ouvir samba-enredo e axé music.
Carnaval de São Luiz do Paraitinga é um dos mais originais do Estado de São Paulo, amplamente divulgado pelos meios de comunicação. É baseado na cultura do povo da cidade, com seus mitos, lendas e tradições. Tudo regado a marchinhas carnavalescas de origem local. Blocos e cordões apresentam-se nas ruas, tendo como cenário a praça e os casarões coloniais.
São Luiz do Paraitinga possui fama de terra dos músicos e espírito vivo das festas, povo ordeiro e contente e de forte tradição histórica cultural.

fonte:http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.