quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A questão Honduras vs Zelaya

Para aqueles que acompanham as noticias internacionais é fácil encontrar desde julho/2009 noticias sobre o golpe de Estado feito em Honduras para a retirada do poder do presidente Manuel Zelaya.
Alguns analistas consideram que a retirada de Zelaya do poder foi para manter a democracia do país, ja´que Zelaya tentou combater a democracia alterando a propria constituição.
Para quem acompanha a situação da América Latina não é de hoje que governos populistas como Morales e Chaves tentam a todo custo permanecer no governo derrubando as suas proprias leis com a desculpa de "tirar o país da crise". Honduras seria a proxima?
Zelaya afrontou a Constituição, foi advertido pela Suprema Corte e pelo Congresso. Mesmo assim resolveu ir adiante com seus anseios de mudança que visavam mudar a Constituição para que pudesse se perpetuar no poder. As instituições foram mais fortes. Ele foi removido de seu posto.
Honduras mostrou que pelo menos em algum lugar da América Latina, quem realmente manda é o povo, que fala por meio de suas instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.