segunda-feira, 20 de julho de 2009

O Brasil vai devolver lixo exportado pela Inglaterra, afirma governo

20/07/2009 - 17h49

CHRISTIAN BAINES
colaboração para a Folha Online

O ministro da Secretaria Especial de Portos, Pedro Brito, afirmou nesta segunda-feira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o Brasil vai devolver os contêineres de lixo vindos da Inglaterra. "Não tem nenhum cabimento nós estarmos recebendo qualquer tipo de lixo", disse.

Brito também pediu maior fiscalização dos portos internacionais e disse que a Receita Federal e Polícia Federal já adotaram medidas para evitar novos casos de transporte ilegal de lixo.

Na última sexta-feira, 25 contêineres com lixo doméstico foram encontrados pela alfândega no Porto de Santos. No começo do mês, já haviam sido interceptados outras 26 cargas com mesmo tipo de material. No total, o lixo acumulado no porto de Santos pesa cerca de 680 toneladas.

Dois portos do estado do Rio Grande do Sul também receberam despejo de lixo da Inglaterra. No porto de Rio Grande, há 40 contêineres e no porto seco da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, mais oito. Essas cargas totalizam cerca de 890 toneladas.

A agência britânica de Meio Ambiente anunciou ontem que mais de 1.400 toneladas de lixo exportadas ilegalmente para o Brasil serão levadas de volta. Segundo a agência, Londres e Brasília negociam a repatriação desse material.

"As autoridades brasileiras continuam retendo o lixo", disse uma responsável da agência, Liz Parks, à BBC. "Mas elas devem autorizar rapidamente sua repatriação, que pode levar semanas", informou.

Com agências internacionais

Comentário pessoal : Já não basta os problemas que nós temos por aqui???

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.