sexta-feira, 10 de julho de 2009

Hoje é o dia da Pizza

Vamos comemorar né? Mas sem abusar!!!!

A história da pizza começou há seis mil anos acredita-se embora faltam fontes para confirmar que os egipcios foram os primeiros a misturar farinha com água. Alem dos babilônicos e dos hebreus que faziam um massa e assavam em fornos rusticos há pelo menos 5000 anos. Outras fontes afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão de bico e as assavam em tijolos quentes.
Já os fenícios, três séculos antes de Cristo costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.A pizza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surge o termo "picea", na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. "Picea", indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima.
Italiana, grega, egipcia..não importa o que importa que essa maravilha faz parte do nosso cardapio e por isso, vamos aproveitar o dia de hoje para comemorar.
Buona Apetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será permitido comentários ofensivos.